Bem-Vindo!!!

Todos os fatos aqui postados ocorreram da maneira como estão narrados.
Tirando uma mentira ou outra é claro!

domingo, 21 de agosto de 2011

O SABIDO ERA BURRO? - Parte 3

Albert Finermann era um alemão errante, talvez egresso das hostes nazistas, que por força do destino veio parar no interior de Alagoas pra trabalhar na construção da estrada de ferro.
Não criava raízes em canto nenhum, e com um par de anos foi embora largando seu emprego na Great Western que mais tarde transformou-se na RFFSA, popularmente conhecida como Réfésa.
Deixara no entanto uma semente plantada no bucho de Gumercinda, cabocla bonita, afilhada do Cel Laurindo Dantas.
O rebento nasceu “de tempo” e o sangue alemão se sobressaía em todos os aspectos, desde a tez da pele até o azul profundo dos olhos a lhe ressaltar os cabelos loiros e encaracolados.
No pai, a estatura e compleição desaconselhava qualquer forma de embate físico, já o miúdo era miúdo mesmo, e nem as gemadas com rapadura lhe fizeram encher os braços e as perninhas mirradas.
Batizado de Alberto Finermannn Júnior, ficou sendo chamado carinhosamente de Finermanzinho.  Daí pra Fininho foi só uma abreviação.
Findou por Fininho mesmo.
Pra piorar, no ano que completaria 06 anos dona Gumercinda acamou-se acometida de uma febre desconhecida que nem reza e nem mezinha conseguiram debelar, finando-se em menos de uma semana.
Cel Laurindo que nunca tinha aceitado de bom grado a gravidez de Gumercinda não ia criar aquele moleque mirrado que não ia lhe servir de nada.
Depois do enterro botou Fininho no coche e foi visitar o Dr. Raul único médico da região naquela época.
Conversa vai, conversa vem, convenceu-o a ficar com a criança, sob o pretexto de que com os remédio de verme adequados o garoto logo, logo estaria botando água nos potes e dando comida pras criação.
Dr. Raul já era avançado na idade, sem filhos e viúvo há uma quinzena de anos.  Como não poderia deixar de ser, afeiçoou-se ao garoto ensinando-lhe do ofício, e na adolescência o alemãozinho já cortava uma perna ou um braço mais rápido e mais eficiente que o próprio Dr.
Fosse pra cortar ou costurar, Fininho fazia.  Dr Raul só observava a perícia do garoto com um misto de orgulho e admiração.
Fininho conhecia tudo de veias e artérias, de órgãos internos vitais e de intestinos.  Fazia incisões magistrais sem danificar ou cortar nada que não fosse extremamente necessário.
Uma noite, Fininho foi acordado bruscamente.  O Capitão Chagas tinha matado Dr. Raul em uma briga besta por causa de uma rapariga do bordel....


Nenhum comentário:

Postar um comentário