Bem-Vindo!!!

Todos os fatos aqui postados ocorreram da maneira como estão narrados.
Tirando uma mentira ou outra é claro!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A TRISTE MORTE DOS ANUNS

Já contei da viagem de Papai à S. Paulo pra comprar cavalos.
Bom, quando chegava uma nova carrada de cavalos era uma festa.
Éramos 4 vaqueiros: Eu, Zé de Ana, Augusto, e Niltomar.
No desembarque já íamos escolhendo aqueles pra montar, e dentro de poucos dias já tinha cavalo novo correndo atrás de boi.
Cabra novo, por volta dos 17 anos, notei que alguns cavalos estavam caindo os cabelos da crina e do rabo.  Papai também notou e perguntou a Alfredo.
Alfredo era o tratador dos animais.  Nêgo magro e espigado, inteligente e piadista como ele só.
- Alfredo, o que é isso nesses cavalos?
- Dr. eu vejo os anuns fazendo festa em cima dos cavalos.  Acho que tão arrancando os cabelo dos bichos pra fazer nin.
No outro dia na hora do almoço chega papai.
Trazia uma espingarda 36, duas caixas de cartucho, 04 frascos de pólvora e uns 03 kg de chumbo.
Terminado o almoço, carregou um cartucho pra mostrar como se faz, me botou pra carregar mais uma meia dúzia e mandou as ordens.
- Carregue estas duas caixas de cartucho, arrume um bornó e vá matar esses anum que tão aperreando os cavalos.
Hoje os meninos se divertem jogando vídeo-game.  Eu me divertia atirando.  Com 06 anos de idade já cortava palito de fósforo com minha espingarda de chumbo.
Então essa tarefa, tirando o enchimento dos cartuchos, era-me por demais prazerosa.
No outro dia pela manhã começou o tiroteio.
PÊI  morreu um. PÊI lá vai outro.
E por assim foi durante mais de uma semana.
Os primeiros foram fáceis, mas os últimos já estavam escabreados, precisava chegar muito de mansinho e escondido.
Ao cabo de 10 dias não tinha mais anum num raio de duas léguas.
Serviço feito! E bem feito.  Como pagamento ganhei a espingarda.  Beleza!
Umas duas semanas depois veio um inspetor da ABQM registrar uns potros que tinham nascido.  O nome do dito cujo era Cassiano.  Gente boa e um vaqueiro de mão cheia.
Terminando o serviço de inspeção dos animais nos reunimos no terraço lá de casa pra tomar um café e jogar conversa fora enquanto o almoço não saía.
Cassiano deu uma mirada ao redor do muro e disse:
- O senhor tem um partido bom de leucena por aqui.
- Pois é, respondeu papai.  De vez em quando corto um bocado e jogo do outro lado do muro, os cavalos adoram comer, raspam até os galhos.
- Só tem um problema Dr. Nelson, ela é meio tóxica, se os cavalos comerem demais caem os cabelos da crina e da cauda.
Eu olhei pra papai e ele olhou pra mim.
Caímos na gargalhada.
É por isso que pena de morte é meio complicada.  
Os pobres dos neguinhos eram inocentes....

Não fique triste.  Esse nem canta nem tem carne

Um comentário:

  1. Nelsinho, amigo velho, há qto termpo!,
    Lembro demais da história dos anuns, e digo mais, aconteceu no alpendre do lado do nascente.
    Tenho boas recordações das vezes q aí estive na companhia de voces. Fosse em visitas da ABQM, ou negociando com seu pai compra de cavalos, sempre fui muito bem recebido
    Vi entre Dr Nelson e meu pai uma grande amizade. Também tive o privilégio tê-lo como amigo
    Veja se vc se lembra:
    Uma vaquejada aí em Pau dos Ferros, seu pai era o juiz. 12 bois, 3 rodízios de 4 bois cada, terminou na segunda feira. Eu ganhei o Campeão dos Campeões, era uma moto e um par de troféus com 1,5m de altura cada, correndo no meu cavalo Pirata, e o finado Salvador batendo esteira em Blob, cavalo QM puro filho de Principe Rojo de Alvinho Aureliano.,
    Pois bem, nesta vaquejada qdo um vaqueiro botava um boi DUVIDOSO, Dr Nelson dizia ao microfone: o boi foi duvidoso, boi duvidoso é do vaqueiro, VALEU O BOI., Qdo acontecia o mesmo com algum vaqueiro de CASA, como Zé de Ana, Antonio Carlos Diogenes ou outro, ele dizia: o boi foi duvidoso, boi duvidoso é do vaqueiro, como o vaqueiro é de casa, O BOI É ZERO., Quando começou a disputa, voltou a anunciar: até agora o boi duvidoso ERA do vaqueiro, agora vai ser meu. Quem quiser marcar ponto, que bote BOI LIMPO.
    Isso era próprio de Dr Nelson Maia, era característico dele, um homem simples, correto, honesto e amigo.
    Este fato eu já contei a muita gente, e sempre q puder, conto novamente.

    Um abraço,

    Cassiano Bezerra

    ResponderExcluir